sábado, outubro 06, 2007

Memórias lusófonas no Brasil debatidas em Lisboa

"Memórias lusófonas sobre a corte de D. João VI no Brasil são tema de um seminário internacional que decorre entre segunda e quarta-feira em Lisboa, no âmbito da agenda cultural da Presidência Portuguesa da União Europeia (UE).
Organizado pelo Instituto de Investigação Científica Tropical e pela Associação Científica Internacional Atlântico Lusófono de Antigo Regime, o encontro decorrerá segunda-feira na Sala Pompeia do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) e terça e quarta-feira no Centro Científico e Cultural de Macau.
Jay Levenson, um dos curadores da exposição «Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and the 17th centuries», que esteve patente em Washington entre Junho e Setembro deste ano, irá proferir a conferência de abertura na presença dos Embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Naquela exposição, visitada por mais de 300 mil pessoas no Smithsonian Institution, em Washington, foram mostradas cerca de 260 peças de museus e colecções particulares de várias partes do mundo - mapas, manuscritos, mobiliário e outros objectos - reveladoras do impacto cultural de Portugal nos séculos XVI e XVII.
Valentim Alexandre, Eugénia Rodrigues, Margarida Rego Machado, Maria Alexandre Lousada, Malyn Newitt, Beatriz Nizza da Silva, Ana Cannas e Manuel Real são outros dos especialistas portugueses e estrangeiros que participam no encontro com comunicações.
No encontro, intitulado «Memórias Lusófonas: a Saída da Corte para o Brasil», serão abordados, dum ponto de vista histórico, aspectos relacionados com a saída da corte portuguesa para o Brasil, a permanência e o regresso a Portugal, bem como a memória comum das comunidades e povos lusófonos, metodologias de cooperação e procedimentos arquivísticos que promovam o acesso aos acervos coloniais dos diversos países.
A entrada no seminário é aberta ao público mediante a inscrição prévia através do e-mail do Arquivo Histórico Ultramarino (ahu@iict.pt).
No âmbito deste evento e numa iniciativa conjunta com a Embaixada do Brasil e a Direcção-Geral de Arquivos-Torre do Tombo, realiza-se segunda-feira, pelas 18h30, na residência da embaixada, o lançamento do livro «Governação e Arquivos: D. João VI no Brasil» de Ana Cannas, Directora do Arquivo Histórico Ultramarino.
O seminário articula-se com a VIII Reunião da Comissão Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Património Documental (COLUSO), que decorrerá terça-feira à tarde, e antecede a 3ª Reunião do Fórum dos Arquivos de Língua Portuguesa, a terem lugar a 11 e 12 de Outubro, ambas no AHU, e fechadas ao público"
Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=298033

Sem comentários: