sexta-feira, dezembro 07, 2007

Um tesouro chamado biblioteca

"O edifício da Biblioteca da Póvoa de Varzim assinalou 15 anos de existência. Na passada sexta-feira, fecharam-se as comemorações que pretenderam fazer um historial daquele espaço e perspectivar o que vai ser no futuro. Manuel Lopes foi também lembrado

A última sexta-feira foi dedicada à reflexão sobre duas décadas de existência da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, uma iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, no âmbito das comemorações dos 15 anos de existência do actual edifício. "20 anos de mudança e inovação nas bibliotecas públicas", "6 olhares sobre os desafios da leitura pública", foram os temas propostos e que os oradores presentes e convidados explanaram. E é bem verdade que as bibliotecas tiveram uma acção preponderante na luta contra a marginalização numa sociedade do conhecimento e da informação. A este propósito, Isabel Sousa lançou a questão "Se ler é poder, para quem e até quando?".

"Aos bibliotecários cabe fazer leitores e para isso é preciso saber ler. E o Sr. Manuel Lopes tinha todos os defeitos e todas as virtudes de um autodidacta, insuportavelmente intransigente, de um mau feitio que se transformou num modo de ser. Mas era um leitor que contagiava leitores" [...]"
Fonte: e notícia completa: Póvoa Semanário

Sem comentários: