quinta-feira, janeiro 10, 2008

Braga recorda Miguel Torga

"A Biblioteca Pública de Braga (BPB), unidade cultural da Universidade do Minho, inaugura amanhã, dia 10 de Janeiro, uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Miguel Torga (1907-1995). Trata-se de um projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte, organismo do Ministério da Cultura, sedeado em Vila Real.
A mostra é composta por um vasto conjunto de painéis que retratam a vida e obra de Torga e inclui excertos do próprio autor no painel da cronologia, enquadrando situações, revelando momentos e lugares, e conduzindo ao «caminho da leitura», diz o comissário da exposição, Carlos Mendes de Sousa, professor do Instituto de Letras da Universidade do Minho, considerando- a um ponto de partida para um conhecimento efectivo da obra torguiana.
Para além da biografia exibida cronologicamente e ilustrada com iconografia, surgem ainda três painéis temáticos (“Retrato”, “O chão e o verbo I”, “O chão e o verbo II”), que apresentam alguns testemunhos e depoimentos críticos sobre Torga.
No centro do Salão Medieval, o visitante encontrará uma estrutura onde poderá apreciar manuscritos originais do autor, cartas de alguns dos mais importantes vultos da literatura portuguesa, recortes Biblioteca Pública de Braga recorda Miguel Torga de jornais e revistas que se referem ao autor, peças de um processo da PIDE, revistas e jornais em que Torga colaborou, as primeiras edições dos seus livros, algumas traduções e objectos de uso pessoal (a caneta, o relógio, documentos), para além da secretária do seu consultório e da máquina de escrever.
Um busto da autoria de Luís Fernandes e dois retratos, pintados por Guilherme Filipe e Isolino Vaz completam a exposição. Num outro espaço podem ser vistos dois filmes sobre Torga. A inauguração está agendada para as 21h30, numa sessão para a qual está convidada a Directora Regional da Cultura do Norte, Helena Gil.
Na altura, o comissário da exposição guiará uma visita, ao que se seguirá um recital de poesia torguiana, por José Manuel Mendes. A exposição estará patente das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, durante os dias úteis. Paralelemente, haverá um conjunto de iniciativas, a primeira das quais uma conferência, no dia 17 de Janeiro, às 21h30, por Luís Mourão, professor da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, subordinada ao tema “Torga: o legado como problema.”.
No dia 23 Janeiro, Sara Reis da Silva, professora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, apresentará, a partir das 18h00, o tema “Respiro o ar peninsular: Miguel Torga e a identidade ibérica”. No dia 31 Janeiro, às 21h30, tem lugar um Recital pelo Sindicato de Poesia. Carlos Mendes de Sousa falará sobre o tema “Miguel Torga: um retrato inacabado” numa conferência, no dia 7 Fevereiro, com início às 21h00. [...]."

Sem comentários: