sexta-feira, janeiro 04, 2008

Dia Mundial Braille: UE sem informação regular para invisuais

"Se no Dia Mundial do Braille, que se assinala hoje, um cego quiser informar-se sobre a UE encontrará milhares de documentos nos centros comunitários portugueses, mas apenas uma ínfima parte está na linguagem que ele usa para ler e escrever.
De acordo com os principais centros portugueses de informação comunitária contactados pela agência Lusa, a União Europeia não disponibiliza, de forma regular, documentos e legislação em Braille.
Os gabinetes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Portugal, que no conjunto disponibilizam ao público várias centenas de documentos sobre a União Europeia, não possuem cópias da legislação disponíveis em Braille, excepto em casos pontuais e por iniciativa das próprias representações em Lisboa.
«Se houver alguma publicação em Braille será residual, até porque, se tal fosse produzido regularmente a nível central, o gabinete (do Parlamento Europeu em Portugal) iria recebê-la», adiantou uma fonte da representação portuguesa do Parlamento Europeu.
[...]
O Dia Mundial do Braille assinala o nascimento do francês Louis Braille, em 1809, cego desde criança e criador do célebre alfabeto táctil, baseado na combinação de pontos em relevo.
Diário Digital / Lusa"

Sem comentários: