quarta-feira, janeiro 30, 2008

Livro sobre música religiosa lançado na Biblioteca Nacional

"A obra «Motetes Polifónicos de Goa para a Semana Santa (sécs. XIX-XX)», sobre uma prática musical em risco de desaparecimento, vai ser lançada quinta-feira na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
A apresentação desta obra, com chancela da editora Caleidoscópio, será feita pelo musicólogo Rui Vieira Nery.
«Motetes Polifónicos de Goa para a Semana Santa» resultou de um levantamento efectuado pelo musicólogo Manuel Morais, entre 1996 e 1997, em Goa, no Arquivo do Paço Patriarcal, na Sé Velha de Goa, no seminário de Rachol, e em Damão.
Foram recolhidas mais de 100 obras e foram feitas gravações pelo coro que acompanhou a investigação.
O livro, que será lançado em edição bilingue português/inglês, está dividido em duas partes e contém na primeira secção um estudo crítico e na segunda parte apresenta em partitura cinco das obras recolhidas.
Os motetes, trechos de música religiosa que se cantam na Semana Santa, são compostos maioritariamente por autores desconhecidos, desde finais do século XIX até à actualidade.
São utilizadas técnicas de composição europeias, mas com características específicas, como por exemplo a utilização do concanim a par do latim nos textos das obras.
Esta prática musical corre no entanto risco de desaparecimento, «por razões que vão desde os novos regulamentos litúrgicos e falta de edições modernas à contínua redução do número de católicos, principalmente em Goa», segundo uma nota da Biblioteca Nacional.
Manuel Morais, fundador do grupo Segréis de Lisboa, tem feito investigação e recuperação de práticas musicais e publicou diversos estudos e edições de música antiga portuguesa. "

Sem comentários: