
sexta-feira, dezembro 19, 2008
Actas do Seminário 20 anos de Leitores e Bibliotecas
terça-feira, dezembro 09, 2008
Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference (QQML2009) Abstract/Paper submission and Special Session Proposal
3ª Conferência Acesso Livre ao Conhecimento
quarta-feira, novembro 19, 2008
V Conferência do Cenáculo
Estas conferências, que vão já este ano na sua 5ª edição, têm lugar no próximo dia 28 de Novembro na Biblioteca Pública de Évora, e a participação, aberta a todos os interessados, embora sujeita a inscrição, é gratuita.
As Conferências do Cenáculo realizam-se anualmente e, já na sua 5ª edição, dão continuidade à colaboração iniciada em 2004 entre a BPE e o CIDEHUS.UÉ
Para obter mais informações e inscrição, por favor visite o sítio na Internet da Biblioteca Pública de Évora:
Moscovo acolhe Segunda Semana da Língua Portuguesa
A abertura da semana será feita por Guilherme d´Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, que dará uma palestra sobre o tema «Criação contemporânea e culturas de língua portuguesa».
No dia 26, o professor Rui Coimbra Gonçalves apresentará a comunicação «Vieira, os gentios e o Brasil», e o maestro João Tiago irá abordar as relações musicais luso-russas.
No dia 28, Pedro Patrício, director da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal na Rússia, falará do «Relacionamento entre Portugal e Rússia - investimento, comércio e turismo».
No mês de Dezembro, o grupo de música portuguesa Micro Audio Waves participa, como convidado, na abertura do Festival de Dança Contemporânea Russa.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=359511
Cultura/UE: Europeana, biblioteca digital para "pensar cultura", lançada quinta-feira
Esta é a ideia do portal multilingue www.europeana.eu, que pretende armazenar não apenas livros, mas também outras obras digitalizadas que pertencem a centros e instituições culturais europeias.
"Agora que completámos o puzzle e juntámos todas as peças, estamos perto de lançar ao mundo um novo desafio: inspirar novo pensamento e levar as pessoas a trocar ideias", lê-se no portal da Europeana, onde estará escrito nas línguas da União Europeia o lema da biblioteca digital: "Pensar Cultura".
"A Europeana representa uma aliança inédita entre as novas tecnologias e o mundo da cultura. Estou convencida de que modificará de maneira profunda a forma como cada um terá acesso a partir de agora ao património cultural europeu", afirmou a comissária europeia da Sociedade de Informação e Media, Viviane Reding.
Como primeira fase do projecto, dois milhões de obras de arte estarão acessíveis na Europeana a partir de quinta-feira e o objectivo é incorporar mais oito milhões até 2010.
Entre os primeiros conteúdos estarão clássicos literários como "A Divina Comédia" de Dante e documentos históricos como a Magna Carta britânica, pinturas, gravações e manuscritos de compositores célebres como Beethoven e Mozart.
A criação da Europeana foi o objectivo-chave da iniciativa de digitalização de bibliotecas adoptada pela Comissão Europeia em 2005 com a intenção de abrir ao grande público o património cultural e científico dos 27 membros da UE."
Fonte: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/1ae353751367d463c208e1.html
segunda-feira, outubro 27, 2008
Exposição "Os Arquivos no Diálogo Intercultural"
Para mais informações, consulte o documento em anexo (formato PDF) e/ou contacte o Gabinete de Relações Externas e Cooperação - GREC da Direcção-Geral de Arquivos – DGARQ (Tel: 217 811 500 / Fax: 217 937 230)"
Cardoso Pires, dez anos depois
O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura esta tarde (15h30) a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. O escritor, apesar de ter vivido a maior parte do tempo em Lisboa, nasceu na aldeia de São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, a terra mais ao centro de Portugal.
Não é só o nome do autor de Alexandra Alpha que fica na biblioteca: parte do espólio de Cardoso Pires foi cedida pela família e poderá ser consultado numa sala criada para esse efeito.
E até 15 de Novembro, no átrio do novo edifício, apresenta-se a exposição José Cardoso Pires, Ilustrações da Escrita. São originais das ilustrações reproduzidas nos livros do escritor de Júlio Pomar, Sá Nogueira, Victor Palla, Maria Mendes, João Câmara Leme e João Abel Manta.
De sublinhar, uma edição especial de Dinossauro Excelentíssimo, com reproduções de cada uma das plaquetas de ilustração e com páginas escritas e emendadas pelo autor.
Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém propõe leituras de trechos das suas obras por escritores. A partir das 14h30,António Mega Ferreira, Inês Pedrosa,José Eduardo Agualusa, Mário de CarvalhoeLídia Jorge recitam Cardoso Pires. Segue-se (17h15) uma conferência por João Lobo Antunes intitulada ‘Memória e auto-ficção’, em que o neurocirurgião decerto falará da obra De Profundis, Valsa Lenta. Por fim, é projectada a adaptação ao cinema de O Delfim.
Ao longo do dia, no foyer da Sala Almada Negreiros (onde decorrem todas as actividades) estão expostas as ilustrações de João Abel Manta para Dinossauro Excelentíssimo"
Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=114675
Leilão: Espólio valioso suscita licitação animada em Lisboa
Fonte: Correio da manhã
quinta-feira, outubro 23, 2008
Prémio Jacques Delors
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Data limite: 15 de Novembro de 2008
Convidam-se todos os interessados a apresentar os seus trabalhos, até ao dia 15 de Novembro, para se candidatarem ao Prémio Jacques Delors.
Com o objectivo de incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a temática comunitária em língua portuguesa, o Centro Jacques Delors criou este Prémio que distingue anualmente um trabalho de investigação sobre a União Europeia.
Não perca a oportunidade de:
- fazer parte do grupo de laureados com esta distinção;
- ver a sua obra editada;
- candidatar-se ao valor de 5.000 EUR do Prémio.
Biblioteca da Póvoa Recordou Eça de Queiroz e Manuel Lopes
É na bibliografia de Eça que se concentram as publicações de Dagoberto Carvalho Júnior. Manuel Lopes, para além de partilhar com o escritor brasileiro o gosto por Eça, foi o elo de ligação entre o escritor brasileiro e a Póvoa de Varzim.
Esta amizade é testemunhada em A Boa Mesa de Eça de Queiroz, um dos livros apresentados, na crónica “Tributo a Manuel Lopes”.
“Pela amizade que nos prendeu, a partir de 1995, ano em que nos conhecemos, através do jornalista Celso Pontes, na apresentação de A Cidadela do Espírito, a cuja edição portuguesa dedicou parte do seu precioso tempo”, referiu Dagoberto Júnior."
Fonte: Voz da Póvoa
Post Me! Arte Pelo Correio
Fonte: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=213551
Arquivo Distrital inicia recuperação de 200 plantas do espólio Korrodi
O "estado de conservação muito precário" do espólio técnico do arquitecto, incorporado no Arquivo Distrital de Leiria, levou à assinatura de um protocolo de colaboração e mecenato, onde a Fundação da Caixa Agrícola de Leiria irá subsidiar em cinco mil euros, trabalhos de diagnóstico, higienização, planificação, remendagem e acondicionamento de cerca de 200 plantas.
Silvestre Lacerda, responsável pela Direcção-Geral de Arquivos, realçou ontem, durante a assinatura do protocolo, o apoio mecenático da Fundação da Caixa Agrícola de Leiria, esperando que sirva de "exemplo para outras entidades para ajudarem o Arquivo Distrital a cumprir a sua missão, que é divulgar a sua documentação".[...]"
Fonte: Diário de Leiria
quinta-feira, outubro 16, 2008
1.º Encontro Internacional de Casas-Museu
Programa e mais informações
quinta-feira, outubro 09, 2008
9.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais
A Secção de Arquivos Municipais da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas vai realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o 9.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, subordinado ao tema “Novos Desafios da Gestão Documental”, que decorrerá no próximo dia 14 de Novembro, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida.
Mais informações em WWW.APBAD.PT
Library Connect Seminar 2008
segunda-feira, outubro 06, 2008
Biblioteca digital mostra história da botânica
Acervo da Universidade de Coimbra na área da botânica, com milhares de documentos únicos, alguns com mais de cem anos, estão desde esta semana 'online' e podem ser consultados em http/bibdigital.bot.uc.pt. Disponibilizar o conhecimento à comunidade científica é objectivo do projecto.
Espólio único tem milhares de documentos[...]"
Fonte e notícia completa em:
http://dn.sapo.pt/2008/10/04/ciencia/biblioteca_digital_mostra_historia_b.html
“A escrita egípcia – da pedra ao pergaminho”
Rogério Sousa, professor auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte, que, a partir do dia 14, dirige um curso de introdução à escrita hieroglífica, também no Arquivo, será o orador desta conferência que aborda um dos sistemas de escrita mais antigos da Humanidade.
Cerca de 3000 anos antes da nossa era, enquanto os Sumérios desenvolviam a escrita cuneiforme, os Egípcios desenvolveram uma forma de pictografia, assente em pictogramas (imagens figurativas que representam coisas), fonogramas (símbolos que representam sons) e outros signos determinantes em escrita ideográfica, sem vogais. Meticulosamente gravados, os hieróglifos associavam, então, símbolos fonéticos às imagens de objectos reais.
Presente em objectos em barro cozido, em pinturas nas paredes dos templos e nas câmaras funerárias, em pedra e madeira, culminando com a utilização do papiro, nos manuscritos, a escrita egípcia, decifrada a partir da Pedra de Roseta, continua a despertar a curiosidade de quantos admiram a história desta cultura milenar."
sexta-feira, outubro 03, 2008
14º Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM)
A programação apresenta o teatro cómico em todas as suas dimensões e disciplinas, da grande comédia ao teatro de rua, do musical à mimica, do “stand-up-comedy” ao novo circo, das marionetas ao café-teatro, trazendo à cidade da Maia prestigiadas companhias nacionais e estrangeiras que apresentam os seus espectáculos para um numeroso público, que na última edição ultrapassou os 12 mil espectadores.
A edição deste ano apresentará mais de 25 companhias portuguesas e outras vindas de Espanha, Bélgica, Austrália, Inglaterra, Chile, Itália, Alemanha e Cabo Verde.
Um especial relevo para a presença de Maria do Céu Guerra e o seu premiado espectáculo “O Pranto de Maria Prada” um texto do nosso Gil Vicente e o regresso, com novos espectáculos, de dois grandes mestres do teatro cómico internacional, a britânica Nola Rae, o belga Elliot e a companhia portuguesa do Chapitô, que tanto êxito alcançaram em edições anteriores.
Este ano também, destaques especiais para a premiada companhia australiana de Joel Salom e, para o mestre de mímica, o belga Joseph Collard.
Lembramos que a primeira edição do FITCM teve lugar em 1994, sendo este ainda o único festival regular exclusivamente dedicado ao teatro cómico em Portugal, realizando-se anualmente na primeira quinzena de Outubro no Fórum da Maia e a sua envolvente exterior."
FONTE: http://cultura.maiadigital.pt/festival-internacional-de-teatro-comico-da-maia
quinta-feira, setembro 18, 2008
A monumental nova biblioteca de Pequim

Acaba de ser inaugurada em Pequim a terceira maior biblioteca do mundo, com uma área de 80 mil metros quadrados, 2,9 mil assentos para leitura e 460 computadores com acesso à internet sem fio (wi-fi).
E, para variar, o prédio é um case de arquitetura: a nova Biblioteca Nacional da China ocupa um retângulo suspenso de 120 metros de comprimento em aço escovado e vidro no teto - para valorizar a luz natural.
A base é em pedra, mas o revestimento interno da principal sala de leitura, de três andares, é de madeira, como nas antigas bibliotecas.
A obra recebeu investimentos de US$ 200 milhões.
LEITURA VIGIADA
Projetada pelo escritório alemão Engel e Zimmermann, a monumental edificação foi preparada para receber 12 milhões de livros, mas atualmente tem 600 mil.
Parte da diferença pode ser atribuída à política de controle de informação do Partido Comunista. Não há uma única publicação estrangeira ou livro em inglês na nova biblioteca. Só livros em chinês.
Também vai ser inútil procurar nos catálogos obras que tratem de sexo e erotismo, considerados "poluição espiritual". Igualmente difícil vai ser encontrar livros que falem de temas espinhosos como os protestos na Praça da Paz Celestial ou no Tibete, ou ainda sobre a seita Falun Gong e até sobre direitos humanos. "
Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/
Lançamento editorial da obra “Condição Feminina no Império Colonial Português”
Este lançamento acontecerá às 17:30h de sexta-feira, dia 19 de Setembro, na nova Livraria Bertrand, na Rua Júlio Dinis, 807, na zona da Boavista, no Porto.
Aqui, acontecerá uma breve mesa-redonda sobre a temática desta edição, a qual contará com o contributo da coordenadora, da Doutora Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007) e da Dra. Elza Pais (Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)."
terça-feira, setembro 16, 2008
Ecoogle
Cada vez que você fizer uma pesquisa se lembre que você está trabalhando com o meio ambiente. [...]"
http://www.ecoogle.eu/Portugal.html
EBSCO Open Day 2008
Como aperfeiçoar a sua gestão e acesso?
quarta-feira
1º de Outubro de 2008
Das 9:30 a.m. até 17 p.m.
Círculo Universitário da Universidade do Porto
Rua do Campo Alegre, 877 - 4150-180 Porto
Portugal
Mais informações:
http://www2.ebsco.com/es-es/newscenter/events/OpenDay08/Documents/Invitation_web_pt.pdf
segunda-feira, setembro 15, 2008
Google to Digitize Newspaper Archives
Para saber mais:
http://www.nytimes.com/2008/09/09/technology/09google.html?_r=2&ref=technology&oref=slogin&oref=slogin
VII Encontro da Delegação Regional dos Açores da BAD
Pretende-se uma partilha de experiências no âmbito da qualidade da prestação de serviços, da utilização de novas tecnologias, da preservação e difusão do património cultural e arquivístico e da gestão da informação.
Para informações e envio do resumo contactar:
e-mail: badazores@gmail.com
IV Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação
Inscrição:
40,00 €
CEIS20 / Universidade de Coimbra
Apoio:
Coordenação:
Alfredo Caldeira (FMS)
Armando Malheiro da Silva (CEIS20)
quinta-feira, agosto 07, 2008
Biblioteca de jardim na casa de Manuel Lopes

O lindíssimo jardim é o ponto de partida para uma viajem ao mundo dos livros, dos escritores e dos momentos mais intimistas da vida de Manuel Lopes. Com a abertura da Biblioteca de Jardim da Casa Manuel Lopes, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pretende alargar a oferta de actividades de animação infanto-juvenil, durante o Verão.
A Biblioteca de Jardim, que vai funcionar até ao dia 29 deste mês, de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 17,30 horas, é constituída por duas áreas: o jardim, dedicado à leitura de lazer e a actividades lúdicas, onde pais e filhos podem ler e brincar em conjunto, e o espaço interior dos anexos da casa, onde se promovem actividades de animação de leitura, de expressão plástica, jogos didácticos e sessões de vídeo educativos e lúdicos. "
Mais antigo periódico açoriano disponível em biblioteca digital
Estão, ainda, disponíveis mais 17 títulos oitocentistas, como a "Ordem do Dia", "Crónica Constitucional de Angra", "O Anunciador", "O Meteoro", "O Futuro", "O Fayalense", "Gazeta Açoriana", "O Angrense" e "Autonomia dos Açores", entre outros.
Segundo a fonte da direcção regional da Cultura, esta opção "visa preservar e disponibilizar parte do património documental em formato digital".
No sitio da Internet do Centro de Conhecimento dos Açores é possível, também, aceder a diversos livros como o "Diário Náutico - Vapor Açor" (1888), à parte genealógica da "Fénix Angrense do padre Manuel Luís Maldonado e "Camilo Castelo Branco no parlamento em 1885 e a sua ascendência picoense". [...]"
quarta-feira, agosto 06, 2008
Guimarães 'lança' filme e livrarias
terça-feira, agosto 05, 2008
B-on com novo site mais acessível

Actualmente com mais de 16 750 títulos disponíveis em texto integral, a b-on começou a ganhar forma em 1999, apesar de apenas em 2004 ter começado a receber as primeiras publicações. Segundo dados divulgados pela UMIC, entidade responsável pelo funcionamento e acompanhamento da b-on, em 2007 foram descarregados cerca de 4,2 milhões de artigos a partir da Biblioteca do Conhecimento Online."
quinta-feira, julho 31, 2008
sexta-feira, julho 25, 2008
Brasil: Exposição "América portuguesa" edita catálogo para contextualizar temas históricos
"América portuguesa" divide-se em sete núcleos, procurando "dar uma visão diacrónica da presença portuguesa e como se reflectiu em diferentes vertentes, da sociedade à economia", explicou à Lusa o director da Biblioteca Nacional, Jorge Couto.
A "América portuguesa" inclui a colónia do Sacramento, actualmente integrada no território do Uruguai, por força do Tratado de Madrid de 1750, "mas que na realidade só a partir de 1777 passa em definitivo para a Coroa espanhola", precisou Jorge Couto.
O primeiro núcleo intitula-se "Sociedades ameríndias antes da chegada dos portugueses e encontro", o segundo "Colonização e confrontos com as gentes da terra e expansão territorial".
Relativamente à expansão territorial, Jorge Couto afirmou que "o território foi conquistado a pulso. Dos 2,5 milhões de quilómetros quadrados que nos cabiam, chegou-se aos actuais oito milhões".
O terceiro núcleo intitula-se "Disputas com as potências europeias e delimitação de fronteiras", estando subdividido em três partes, relativas a cada uma das potências que ameaçaram o território brasileiro: Espanha, França e Províncias Unidas (actual Holanda).
"Actividades económicas" é o título do quarto painel da exposição, o do quinto é "Missionação" e o sexto é "A produção cultural e científica".
A partida da Família Real de Lisboa para o Rio de Janeiro é o sétimo painel.
O catálogo reproduz várias gravuras, mapas da época e capas de livros como por exemplo do poema épico "Caramurú", de José de Santa Rita Durão, ou "História da América Portugueza", de Sebastião da Rocha.
São também reproduzidos desenhos de alçados de edifícios públicos, como por exemplo do palácio do governador do Pará, e desenhos aguarelados ou a tinta-da-china reproduzindo exemplares de flora e botânica.
A exposição "Tesouros brasileiros", de que se reproduzem algumas imagens, apresenta "as espécies mais valiosas", tanto documentos iconográficos, como cartográficos e códices provenientes dos fundos da Biblioteca Nacional e da Biblioteca da Ajuda."
quinta-feira, julho 24, 2008
Biblioteca de Arte da Gulbenkian no Flickr
As redes sociais são um sucesso? Então a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian vai marcar presença numa rede social – mais precisamente no Flickr. | |
![]() | |
A Fundação de Calouste Gulbenkian anunciou que vai disponibilizar no Flickr mil imagens que pertencem ao espólio da sua Biblioteca de Arte. Segundo o Público, a iniciativa tem por objectivo alcançar públicos menos especializados ou versados na matéria. Actualmente, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian já disponibiliza 180 mil imagens no seu site. Numa primeira fase, vão ser distribuídas no Flickr mil imagens – a Fundação Calouste Gulbenkian prevê que sejam mais no futuro. Quer ver a Biblioteca de Arte da Gulbenkian no Flickr? Clique aqui Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/997819.html |
segunda-feira, julho 21, 2008
Férias de Verão na biblioteca
Fonte: http://da.campodosmedia.com/jornal/?link=noticia&id=5935
Guardiã dos livros de Marcelo
"Na inauguração, o professor disse que ia oferecer um variadíssimo espólio no final do ano, desde livros, manuscritos, quadros e até peças de arte africana", recorda a bibliotecária. E assim foi. Actualmente, dos 120 mil documentos existentes na Biblioteca Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, cerca de 100 mil foram doados, ao longo destes anos, pelo comentador político. Muitos deles, dos séculos XVI até início do XIX, são primeiras edições - são só de consulta e estão no centro documental.
"Ainda há 15 dias, o professor enviou mais livros", conta a bibliotecária que inventaria os livros, faz o tratamento preliminar e a catalogação. "A partir daí ficam disponíveis para o leitor", explica. Esteve com ele, durante a visita do Presidente da República ao concelho. "O professor costuma telefonar a perguntar o que é preciso, se temos determinada colecção", conta. Quando era presidente da Assembleia Municipal, frequentava mais a biblioteca. Descreve-o como simpático e acessível. "A sua paixão pelos livros é contagiante", diz Maria de Fátima Cunha."
Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/07/19/nacional/guardia_livros_marcelo.html
Dia dos avós em Abrantes
Assim, a organização convida avós e netos (dos 7 aos 14 anos) para que se inscrevam nesta iniciativa que pretende promover momentos de diversão e lazer entre as duas gerações, através da participação em actividades de poesia e coreografias
As crianças participantes no “Bit e Byte” estão a preparar uma pequena dramatização para apresentar a todos os avós que participem na iniciativa.
As inscrições para a celebração do Dia dos Avós, e mais informações, podem ser feitas para o telefone 241 379 990 (Biblioteca), até dia 23 de Julho.
As inscrições serão limitadas até às primeiras 100."
Fonte: O Ribatejo
Fundação Bissaya Barreto assinala 50.o aniversário na Figueira da Foz com homenagem a Joaquim Namorado
Para o efeito promoveu um almoço de convívio com a actuação do Grupo Coral “Encantos”, com música tradicional portuguesa, a que se seguiu a apresentação do tríptico “Vidas”, da responsabilidade dos artistas da Magenta.
O orador da sessão foi António Pedro Pita que evocou a personalidade de Joaquim Namorado falando, sobretudo, «da sua grande insistência na leitura e na literatura», uma área que, como salientou, se está agora a investir muito com uma política de incentivo à leitura, «onde a Rede de Leitura tem sido uma constante política», onde a região Centro está a apostar «numa biblioteca por concelho», tendo sido inaugurada recentemente a 165.a biblioteca.
Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/18980.htm
terça-feira, julho 15, 2008
Bibliotecas escolares mostraram trabalhos
"III Mostra Concelhia decorreu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro |
Bibliotecas escolares mostraram trabalhos |
O auditório da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebeu a III Mostra Concelhia de Bibliotecas Escolares. A iniciativa, promovida pelo Centro de Formação de Azeméis (Cenforaz), mostrou aos oliveirenses toda a envolvência e empenho das várias equipas de bibliotecas escolares (BE) existentes no concelho.![]() O espaço da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) ficou bastante colorido e atraente para todos os jovens que quiseram visitar esta exposição. Todos os trabalhos expostos foram a conclusão de vários esforços e de muito empenhamento dos coordenadores, docentes, alunos e toda a comunidade escolar dos vários agrupamentos do concelho. Gracinda Leal – vereadora responsável pela BMFC – deu as boas vindas a todos os docentes, coordenadores e representantes dos agrupamentos escolares oliveirenses. “É com muita satisfação que a Biblioteca Municipal acolhe a última mostra concelhia de bibliotecas escolares promovida pelo Cenforaz. Aproveito a oportunidade para agradecer o excelente trabalho que o Cenforaz tem desenvolvido. Congratulo, também, a equipa de apoio das bibliotecas escolares que tem desenvolvido uma relação excelente com a equipa da BMFC”, sublinhou Gracinda Leal. Já Albino Martins – vice-presidente da Câmara Municipal – considerou que “esta mostra é mais uma satisfação. Tem que se reconhecer, pois com o final de ano o cansaço já é algum e é gratificante ver que ainda há um fôlego para apresentar um trabalho de grande nível como este. Agrada-me saber que tem vindo a melhorar de ano para ano. O atraso que tínhamos em por a funcionar as BE’s em condições fez-nos perceber que era uma prioridade”, salientou Albino Martins. Cenforaz com papel importante Elisabete Carvalho – coordenadora da BE’s – admitiu que tudo isto foi possível devido ao empenhamento do Cenforaz, em especial destaque de José Rosa. “Quem mostrou caminho foste tu, José Rosa. Foste tu há uns anos atrás que nos iluminou. A luz da BE’s começou por ai. Esta mostra não é nenhuma novidade, a novidade, é sim o empenho de todos vós”, frisou a coordenadora BE’s. Elisabete Carvalho foi mais longe e admitiu que as parcerias entre a Câmara Municipal, Cenforaz, Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e, ainda, os conselhos executivos têm sido pedras basilares." FONTE: Correio de Azemeis |
quinta-feira, julho 10, 2008
Universidade de Coimbra junta-se à Biblioteca Digital da Google
O projecto, cujos custos são suportados na totalidade pela Google, vai juntar à biblioteca digital que a empresa vem criando desde 2006 600 obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, muitas delas escritas por professores e editadas pela própria biblioteca, no período em que funcionou como editora.
De acordo com o Público, que avança a notícia, os textos incluídos nos 600 documentos deverão estar em breve pesquisáveis no site do projecto, que enfrentou várias críticas de editoras e associações de direitos de autor, que consideravam esta disponibilização online uma forma de violar direitos.
A Google adaptou o projecto, garantindo uma maior defesa de críticas e enquadramento legal. As obras que não estão no domínio público só são publicadas em excertos. Por outro lado, só são publicadas na íntegra as obras do domínio público.
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra gere mais de um milhão de volumes e não esconde a intenção de fazer avançar o projecto para um número maior de obras, com a Google ou com outra empresa que aceite a parceria, disse um responsável da instituição ao Público. Uma das possibilidades seria a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina com cerca de 200 mil obras datadas dos séculos XVI a XIX. "
Fonte: http://tek.sapo.pt/4M0/826861.html
Aljustrel: Biblioteca com actividades de tempos livres

A Biblioteca Municipal de Aljustrel proporciona, durante os meses de Julho e Agosto, actividades de tempos livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Uma proposta para que os mais novos passem de forma agradável estas férias de Verão.
Acções de promoção da leitura, filmes de animação, ateliers, dança, visitas e trabalhos de expressão manual e plástica são algumas das actividades que estão previstas de terça a sexta-feira.
As inscrições são limitadas e podem ser efectuadas, por estes dias, na Biblioteca Municipal de Aljustrel"Fonte: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/21412
Biblioteca faz 175 anos e mostra bastidores
Até ao final do ano, a Câmara do Porto definiu que as visitas aos bastidores vão acontecer com "uma periodicidade mensal, em dias e horas a anunciar brevemente".
Fundada a 9 de Julho de 1933, com um decreto de D. Pedro IV, a biblioteca começou a funcionar no antigo Convento de Santo António. Actualmente, as instalações estão situadas em frente ao Jardim de S. Lázaro, num edifício que sofreu obras entre 1977 e 2000. No entanto, o espaço já começa a ser pequeno para os milhares de publicações que acolhe, em mais de 20 quilómetros de estantes. "O passo seguinte é a expansão do edifício, já que esta biblioteca recebe o depósito legal", disse Jorge Costa, bibliotecário.
Não são apenas livros que se encontram na Biblioteca do Porto. Há também uma Unidade de Microfilmagem e Digitalização e uma secção sonora destinada especilamente a pessoas portadoras de deficiência visual. Os mais novos têm ao seu dispor um espaço infanto-juvenil e podem participar nas oficinas.
Lucinda Oliveira trabalha na Unidade de Conservação e Restauro, onde o essencial é "manter os depósitos em ordem e proceder à desinfestação". Jorge Costa percorre diarimente longas filas de estantes: "Isto não é fácil para quem trabalha aqui". "
Fonte: Jornal de Notícias
segunda-feira, julho 07, 2008
Sessão de Homenagem a Jorge de Sena - Teatro Nacional de São Carlos - 10 de Julho - 21h30
Programa
· Leitura de poemas por Jorge Vaz de Carvalho
· Recital de piano por António Rosado
· Leitura de depoimento de Mécia de Sena
· Intervenções de Eduardo Lourenço, Vítor Aguiar e Silva, Jorge Fazenda Lourenço, António Mega Ferreira e José Saramago
· Encerrará a sessão o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro
Teatro Nacional de São Carlos, no dia 10 de Julho de 2008, pelas 21.30 HorasEntrada condicionada pela lotação da sala
Consulado Americano doa livros à biblioteca da Horta
A colecção, já disponível para consulta pública, integra mais de 300 livros de escritores norte-americanos e uma secção de livros para estudantes das escolas primárias e secundárias.
Entretanto, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta acolhe, na próxima semana, a realização de uma acção de formação sobre “A Conservação de Colecções – Papel e Têxteis”.
Promovida pela Rede Portuguesa de Museus, esta iniciativa, com uma frequência de 25 formandos, será orientada por Francisca Figueira, Paula Monteiro e Agostinho Oliveira. "
Fonte:
7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho | Campus de Gualtar | Braga
Estes Encontros têm como objectivos dar a conhecer e divulgar a investigação que se produz nestas áreas, bem como reflectir sobre as práticas docentes que se realizam nas instituições de ensino superior, e têm reunido na Universidade do Minho, em Braga, um grande número de investigadores do país e do estrangeiro, docentes que leccionam na formação de professores, bem como docentes de vários níveis de ensino.
Pretendemos que os Encontros Li – expressão abreviada que entrou já no vocabulário dos seus participantes – continuem a ser um amplo espaço de divulgação, debate e confronto de ideias, e alfobre de investigação interdisciplinar.
Neste 7º Encontro será reservado um espaço para a apresentação de posters relativos a Projectos de Promoção da Leitura e do desenvolvimento do PNL nas escolas.
TEMAS >
Leitura, especial relevo para a avaliação da leitura
Escrita
Linguagem e Leitura
Literatura Infantil
Ilustração e Literacia visual
terça-feira, julho 01, 2008
Nova Biblioteca em Anadia
Do investimento, a Câmara de Anadia assumiu cerca de 1.449.000 euros e o restante pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
Está instalada em edifício de raiz, objecto de uma candidatura apresentada pela Câmara de Anadia ao extinto Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, para financiamento da obra e integração na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
A colecção é 22 mil documentos (monografias, publicações periódicas, CDs áudio, DVDs, CD-ROMs), uma Biblioteca dispõe com duas Salas de Leitura (Secção de Adultos e Secção Infanto-Juvenil), para a consulta documental, espaços dedicados à leitura de periódicos, visionamento de filmes, audição de música e postos informáticos.
Também tem uma secção Infanto-Juvenil e o Espaço da Hora do Conto.
À volta do Átrio estão o Auditório, bar e dois pátios interiores.
Os Serviços Internos têm uma área destinada à gestão e tratamento documental e o Depósito, situada no piso inferior.
A área bruta é de 1830.1m2.
«A primeira casa dos livros de Anadia foi inaugurada a 16 de Agosto de 1967, pela Fundação Calouste de Gulbenkian, que manteve o serviço até este ser assegurado pela Câmara Municipal em 2002. Em 2001, a Biblioteca foi provisoriamente instalada no Centro Cultural de Anadia, inaugurado nesse ano, passando, agora, para um novo espaço dotado de condições adequadas para tornar prontamente acessível aos seus utilizadores informação em todos os suportes»."
Fonte: http://www.oln.pt/noticias.asp?id=16324&secc=1
Um “Bibliopaper” vai ter lugar esta terça-feira, na Biblioteca Municipal de Ponta Delgada.

sexta-feira, junho 27, 2008
De férias com a Biblioteca
segunda-feira, junho 23, 2008
Quantos mundos cabem num sonho
Na apresentação pública do projecto, que decorreu na segunda e na terça, os alunos apresentaram ainda leituras declamadas e dramatizadas, acolhidas com visível agrado pela numerosa plateia.
Os trabalhos produzidos nos últimos meses podem ser vistos na Biblioteca Almeida Garrett até ao próximo dia 10 de Julho.
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=959920
Olhão: Nova Biblioteca estreia-se com exposição de um artista local
O autor da exposição é Martins Leal, artista olhanense, que tem assim o privilégio de inaugurar aquele espaço, dedicado à cultura e às artes, ficando a sua exposição patente até dia 15 de Agosto.
De salientar que a paixão pela Ria Formosa, pelas suas tonalidades de azul, verde e vermelho, pelo cintilar das águas sob a luz do sol, pela atmosfera inebriante e ao mesmo tempo apaziguadora é o ponto de partida desta mostra que Martins Leal preparou para a inauguração da Biblioteca Municipal de Olhão.
Os mais recentes trabalhos do artista remetem-nos para a pintura simbolista de fim de século, com tendência para os traços incertos, vagos, capazes de evocar sonhos e ambientes nebulosos.
Martins Leal nasceu em Olhão em 1946 e tornou-se uma das principais referências artísticas da região. Realizou já mais de uma centena de exposições colectivas e individuais, dentro e fora do país. Actualmente, transmite a sua experiência e os seus conhecimentos a jovens alunos no Centro de Pintores Olhanenses, do qual foi co-fundador. "
Curso livre de caligrafia e pintura clássica chinesa
segunda-feira, junho 16, 2008
Literatura: Miguel Torga evocado em vídeo no You Tube
"Funciona como homenagem ao poeta e possibilita a partilha [da iniciativa] com um auditório potencial de muitos milhões de pessoas. As potencialidades são imensas", disse à agência Lusa Dinis Alves, jornalistas e professor universitário, responsável pelo projecto.
Promovido pelos alunos do 4º ano da licenciatura em Ciências da Informação do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), o projecto "Café com Torgas" juntou, em Abril de 2007, personalidades que relataram "episódios marcantes do contacto que mantiveram com o escritor".
"São um conjunto de histórias contadas por amigos de uma pessoa que, como se sabe, não tinha um feitio fácil", acrescentou Dinis Alves.
Destacou, a título de exemplo, "algumas gravações inéditas" pertença do espólio pessoal de Álvaro Perdigão, que trabalhou na Rádio Difusão Portuguesa.
O leque de convidados incluiu, entre outros, Aníbal Duarte de Almeida, António Campos, João Fernandes, Paulino Mota Tavares e Valentim Marques, cujas intervenções podem agora ser vistas em www.youtube.com/youtorga, o canal do You Tube dedicado ao patrono do ISMT.
Na iniciativa, registada na íntegra em vídeo, José Machado Lopes leu um poema de Miguel Torga e a Associação Cultural de Música e Teatro à Parte interpretou trechos da ópera "Bichus", baseada na obra do escritor.
"Café com Torgas" inseriu-se nas comemorações dos 70 anos do ISMT e também nas festividades alusivas ao centenário do nascimento de Miguel Torga.
JLS."
Curso de História Contemporânea em Loulé
O um curso livre de História Contemporânea tem como tema “O Algarve no contexto da Primeira República” e vai decorrer no Arquivo Municipal de Loulé, no mês de Julho, das 18h30 às 20h30.
Para este curso foram convidados especialistas nacionais ligados às questões do republicanismo, bem como vários estudiosos sedeados na região algarvia, que têm desenvolvido trabalho de investigação nessa área.
O curso é ainda complementado por uma exposição documental e iconográfica subordinada à temática da Primeira Republica no Algarve, com especial ênfase para o caso de Loulé. A mostra vai estar patente ao público no átrio do Arquivo Municipal de Loulé durante o mês de Julho.
A formação é composta por treze sessões. A primeira, no dia 1 de Julho, é sobre “A República e o seu tempo”, por Rui Ramos. Segue-se “O I Primeiro Congresso Regional Algarvio: a ‘pedra de toque’ do regionalismo contemporâneo algarvio”, no dia 3, por Maria João Raminhos Duarte.
No dia 4 é a vez de Fernando Catroga falar sobre “A Questão religiosa e a Primeira República: algumas incidências no Algarve”. Nos dias 7 e 8 as sessões estão a cargo de Joaquim Romero Magalhães, com “A Ditadura de João Franco e o caminho para a República”, e António Ventura com a “Maçonaria no Algarve: 1899-1935”.
No dia 10 de Julho a sessão conta com a presença de Isabel Vargues com “A imprensa republicana no Algarve” e, no dia 15, “A utopia educativa republicana ”, com Joaquim Pintassilgo.
O tema “O Algarve nas primeiras décadas do século XX operários, anarquistas e associações de classe” vai ser abordado a 17 de Julho, por João Madeira.
Luís Guerreiro será o protagonista da sessão “O Partido Evolucionista em Loulé”, a 22 de Julho. No dia 24, a sessão “As voltas do comboio: Loulé/S. Brás ”cabe a Afonso Cunha e, a 28 de Julho, o coordenador da sessão é Artur Mendonça com “A propaganda do Partido Republicano no Algarve até 1910: estruturas políticas e resultados eleitorais (notas de investigação)”.
As duas últimas sessões contam com a presença de Nuno Júdice com “Poesia futurista portuguesa (Faro, 1916-1917)”, a 29 de Julho, e de Joaquim Vieira Rodrigues com “Quando a guerra, a fome e a pneumónica bateram à porta dos louletanos”, no dia 31 do mês de Julho.
As inscrições decorem decorrer na Fundação Manuel Viegas Guerreiro (Querença) e podem também ser feitas através do telefone 289 422 607, ou pelo site www.fundacaomanuelviegasguerreiro.com
Os participantes recebem um certificado no fim da formação."