segunda-feira, março 26, 2007

Aldeia tem biblioteca única

"António Lopes Pires, responsável pela biblioteca e pela ASSOPSA menos de dez quilómetros de Viseu, na pequena aldeia de Passos de Silgueiros, há quatro anos que uma biblioteca especializada em etnografia vai crescendo, ultrapassando já três mil livros, que lhe permitem “competir com as bibliotecas oficiais”.


Com cerca de mil habitantes, é uma das 16 aldeias da freguesia de Silgueiros, concelho de Viseu, e “a única do País com uma biblioteca etnográfica”.António Lopes Pires, presidente da Associação de Passos de Silgueiros (ASSOPS) e responsável pela biblioteca, disse à agência Lusa não conhecer “mais nenhuma em Portugal que se tenha especializado em etnografia”, ciência que estuda os povos e as suas origens, as línguas, as religiões e os costumes.Inicialmente ainda pensou “nu-ma biblioteca generalista”, mas rapidamente concluiu que “a única forma de competir com as oficiais é ter o que as outras não têm: apostar numa biblioteca especializada e bem apetrechada”, salientou.A aposta recaiu na etnografia e hoje, de acordo com António Lopes Pires, Silgueiros tem a que pensa ser “a melhor biblioteca da especialidade no País”. Sem falsas modéstias, o antigo inspector do Ministério da Educação destaca a forma como está organizada, que “propicia aos interessados uma rápida procura”.A biblioteca possui 3291 volumes da área da etnografia, recolhe material publicado na imprensa e contos, lendas, adivinhas, rezas, orações, poesia popular e medicina tradicional.
DESTAQUES
SEDE - Sediada no imponente edifício da ASSOPS, a biblioteca conta também com uma “grande recolha de todo um património imaterial”.
COLECÇÃO -Além dos livros, o espólio inclui 72 dossiês temáticos e uma colecção com cerca de vinte mil fotografias.
TRAJE - A colecção do traje “é a melhor”, destacando-se entre os objectos expostos um monóculo que pertenceu ao general Spínola e um binóculo do rei D. Carlos."

Paulo Novais/Lusa

Sem comentários: