sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Arquitectura: Espólios de Raul Lino e Cristino da Silva na Net

"A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza a partir da próxima quinta-feira a consulta on-line dos espólios dos arquitectos Raul Lino e Cristino da Silva, com 19 mil desenhos relativos a 781 projectos.
Os espólios do Raul Lino (1879-1974) e Cristino da Silva (1896-1976) foram doados pelas respectivas famílias à Fundação Gulbenkian na década de 80.
Além dos 19 mil desenhos relativos a 667 projectos de Raul Lino e 114 de Cristino da Silva, será disponibilizada documentação que inclui memórias descritivas, fotografias, correspondência e recortes de imprensa.
A consulta poderá ser feita através do catálogo da Biblioteca de Arte, no site www.biblarte.gulbenkian.pt, pesquisando pelo título ou tipologia do projecto, pelo local ou pela data.
Este trabalho vai ser apresentado no decorrer de um seminário a realizar na próxima quinta-feira, dia 14, na Gulbenkian, com a participação de vários especialistas envolvidos no projecto que vão enquadrar e explicar a importância desta obra para o estudo da história da arquitectura.
Luís Cristino da Silva nasceu em Lisboa, filho e neto de pintores. Partiu para Paris em 1920 para se aperfeiçoar profissionalmente, depois de ter feito o curso de arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa.
Regressou a Lisboa em 1924, tendo iniciado em 1925 o projecto do cine-teatro Capitólio, no Parque Mayer, actualmente classificado como Imóvel de Interesse Público.
O arquitecto Raul Lino estudou na Inglaterra e na Alemanha e a sua obra arquitectónica inclui a casa Montsalvat, a casa dos Patudos, em Alpiarça (1904), a casa do Cipreste, que projectou para a sua habitação, em Sintra (1913), a loja Gardénia, no Chiado (1917), e a Loja das Meias, no Rossio (1931), entre muitos outros edifícios emblemáticos"

Sem comentários: