sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Livros: 500 raras espécies bibliográficas em leilão no Porto

"A Livraria Manuel Ferreira vai leiloar no próximo dia 16, no Porto, o recheio de uma biblioteca particular que integra cerca de 500 «raras primeiras edições» e quase um milhar de cartas de José Régio e Abel Salazar.
Em declarações à Lusa, Herculano Ferreira, sócio-gerente da livraria Manuel Ferreira, afirmou que a colecção integra «uma enorme percentagem das peças mais raras da literatura portuguesa».
«São quase todas peças preciosas, de extrema raridade» que já estão a motivar o interesse de livreiros de vários países da Europa, além dos portugueses, frisou o responsável.
Herculano Teixeira escusou-se a identificar o proprietário desta biblioteca, a pedido do mesmo, mas referiu tratar-se de «uma pessoa que dedicou parte da sua vida e recursos à sua biblioteca».
«Um leilão é o culminar da vida de coleccionador. É a cereja em cima do bolo e o reconhecimento de uma vida de paixão», disse Herculano Ferreira, frisando ser esta «a melhor forma de garantir que os seus objectos de paixão ficam nas mãos de quem sabe dar-lhes o valor».
A opção pelo leilão prende-se também com o facto desta ser a melhor forma de obter o real valor de mercado das obras, já que os leilões são frequentados «pelas pessoas que mais apreciam e valorizam os livros», acrescentou.
A publicação de um catálogo, é também considerada por Herculano Ribeiro como a «melhor maneira de fazer perdurar a colecção».
«Mesmo que fique dispersa por vários coleccionadores, ela poderá sempre ser consultada neste catálogo», frisou.
O primeiro lote do leilão será constituído por «um precioso conjunto» de 888 cartas autografadas, onde se incluem alguns bilhetes-postais, todos dirigidos pelo poeta José Régio ao também poeta e seu amigo Alberto de Serpa, (algumas com desenhos de José Régio).
Nesta correspondência são tratados «importantes assuntos de natureza literária», relacionados, nomeadamente, com a publicação de livros de ambos.
Trata-se de um lote considerado de «particular importância para a história da publicação da revista Presença e outras», sustentou Herculano Ribeiro.
No segundo lote serão apresentadas sete cartas autografas de Abel Salazar.
Do leilão constam ainda «muito raras primeiras edições de obras», cujos autores vão de Almeida Garrett a Miguel Torga, passando por, entre muitos outros, Alexandre Herculano, Camilo Castelo-Branco, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Eça de Queirós, Wenceslau de Morais, Eugénio de Castro, Teixeira de Pascoais, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, José Régio, António Botto e Almada Negreiros.
Muitas destas obras, afirmou Herculano Ferreira, incluem «valiosas dedicatórias» dos autores.
Será ainda leiloada uma fotografia original de Wenceslau de Morais.
As obras estarão expostas no salão da Junta de Freguesia do Bonfim dia 15, das 15:00 às 18:00 e dia 16, das 10:00 às 12:00.
O leilão decorrerá no mesmo espaço, dia 16, a partir das 15:00.
O catálogo deste leilão está disponível em http://livrariamanuelferreira-leiloes.blogspot.com."

Sem comentários: