sexta-feira, fevereiro 22, 2008

MAIS DE MEIO MILHÃO DE EUROS - Biblioteca Municipal da Praia na Casa das Tias de Nemésio

"Uma intervenção, orçamentada em 520 mil euros, na Casa das Tias de Nemésio, junto à Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias da Praia da Vitória, vai proporcionar, dentro de 10 meses, a passagem da Biblioteca Municipal para aquele local.
A ideia da autarquia praiense, “é passar todos os serviços instalados no actual Auditório Municipal” para a Casa das Tias, incluindo a sala de reuniões da Assembleia Municipal.
A Casa das Tias é, segundo os investigadores, uma construção que remonta ao século XVIII e terá sido reconstruída no século XIX, após o terramoto de 1841. Actualmente encontra-se num estado avançado de degradação.
A autarquia, proprietária do imóvel, já vem inscrevendo no orçamento a recuperação do edifício há mais de uma dezena e meia de anos, contudo, só ontem foi lançada a primeira pedra da requalificação da moradia das tias de Nemésio, que foram “quem lhe pagou os estudos universitários”. Segundo os relatos, foi também naquele espaço que o ilustre escritor praiense “passou parte da sua infância e juventude”.O valor da obra é comparticipado em cem por cento pelo orçamento da autarquia, revelou Roberto Monteiro, presidente da edilidade, destacando que a cidade está, neste momento, a acarinhar tudo o que, directamente ou indirectamente, está ligado ao poeta. “Nos últimos dois anos temos demonstrado, através da realização vários eventos, que Nemésio é o melhor cartão de visita da Praia da Vitória”, explicou.Segundo o responsável pela a autarquia, com a conclusão da obra da Casa das Tias, a divisão cultural irá implementar um plano de promoção turística de todo o património ligado ao escritor. Um roteiro nemesiano. “No fundo é fazer o que todas as grandes cidades, com vultos importantes como Nemésio, fazem”.Monteiro comentou ainda que, numa segunda fase, a biblioteca (que ficará agora instalada no rés-do-chão da Casa das Tias) deverá ser instalada junto à Escola Vitorino Nemésio, deixando aquele espaço vago para as “artes”. “Exposições, lançamentos de livros e colóquios”- concluiu.
Junto à Casa das Tias, foi inaugurado em Dezembro de 1994, um busto do escritor, da autoria do escultor Álvaro Raposo França, e em 2007 abriu ao público, na casa onde nasceu, um Centro de Estudos e Museológico sobre a vida e obra de Nemésio. O local, segundo a autarquia, já foi visitado por 2.500 pessoas.
Na casa de Nemésio é possível observar objectos pessoais oferecidos por familiares e estudar a obra do escritor açoriano em seis locais multimédia. Dos objectos pessoais que será possível observar destacam-se o berço, o violão, exemplares das suas obras e muita da sua correspondência privada.
A câmara aproveitou ainda as cerimónias dos 30 anos da morte do escritor para anunciar que, recentemente, adquiriu um retrato e um busto do pintor para colocar no Centro de Estudos."

Sem comentários: