terça-feira, fevereiro 26, 2008

Arquivo da Universidade de Coimbra vai estar online

"O Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) vai ter as suas portas "permanentemente abertas ao Mundo", a partir de Junho, disponibilizando pela Internet os livros de registos paroquiais e o catálogo dos fundos notariais. O anúncio foi feito, anteontem, pela técnica superior de arquivo Gracinda Guedes, durante o colóquio "Memória da Escrita e a Escrita da Memória", promovido pelo Museu Grão Vasco, de Viseu.
O AUC é depositário da documentação produzida e recebida pela universidade (criada por D. Dinis em 1 de Março de 1290), integrando também os fundos documentais relativos ao Arquivo Distrital. A sua missão é, por um lado, preservar a documentação e, por outro, promover a sua divulgação o que, segundo Gracinda Guedes, gera "um grande conflito", uma vez que muitos documentos se encontram "em avançado estado de fragilidade", colocando restrições aos constantes pedidos de consulta directa e de reprodução através de fotocópia."
Temos a noção de que disponibilizar esta informação para consulta compromete seriamente a nossa missão de preservar", sublinhou. Neste âmbito, o AUC iniciou em 2006 o projecto "Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento", com o apoio do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e do Arquivo Distrital do Porto, que permitirá disponibilizar pela Internet os livros de registos paroquiais e o catálogo dos fundos notariais. "

Sem comentários: