sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Exposição Evocativa da Comemoração dos 400 Anos do Nascimento do Padre António Vieira

"Na Biblioteca Municipal do Barreiro
Até ao dia 29 de Fevereiro, está patente ao público uma exposição evocativa da Comemoração dos “400 Anos do Nascimento do Padre António Vieira”, (a 6 de Fevereiro de 1608, Lisboa), na Biblioteca Municipal do Barreiro.
Esta mostra é constituída por alguns textos e imagens extraídos das obras do autor e livros existentes na Biblioteca. O Padre António Vieira foi um notável prosador e o mais conhecido orador religioso português. Um dos mais influentes personagens do séc. XVII em termos de política, destacando-se como missionário em terras brasileiras. Foi na qualidade de Missionário que defendeu os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização.O Padre António Vieira defendeu também os Judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e a abolição da escravatura. Criticou, ainda, severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição. Faleceu na Bahia, em 1697."


1 comentário:

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por felicitar este blog, felizmente há cada vez actividades nas e para as Bibliotecas (seja em portugal ou noutra parte do mundo); com a participação de Leitores, Bibliotecários, Professores, Educadores, Pais e filhos. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem ou recordarem o nosso trabalho. E claro, como um dos sítios onde trabalhamos à já vários anos é nas bibliotecas, a colocarem um link ou a publicitarem o nosso blog no vosso, para que possamos levar os nosso espectáculos de sensibilização à leitura em Livros Bidimensionais, cada vez mais longe e a mais crianças e jovens do mundo.

Ate sempre.