segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Viagem ao Fantástico na Biblioteca Municipal D. Dinis

"Os amantes do fantástico não podem perder a iniciativa Funtasia 2008, promovida pela Biblioteca Municipal D. Dinis e que vai ser uma oportunidade única para partilhar ideias, experiências e a paixão pela literatura fantástica.
Filmes, Livros, Jogos, Comunidade de Leitores e uma Exposição, são as propostas da BMDD. Em todas as iniciativas a entrada é livre.

Funtasia 2008 começa a 7 de Fevereiro, às 18h30 com a inauguração da exposição que dá nome ao evento e que contará com a presença de um Necromante e de um Duende. Aqui estarão criadores e personagens que são a essência dos segredos do Universo da Fantasia. A exposição pode ser vista até 1 de Março.

Nos dias 19 e 26 de Fevereiro, vai ter lugar na Malaposta e na Biblioteca um jogo (LARP – Live action playing game) intitulado “O Mistério do Senhor Roubado”.

Trata-se de um jogo de acção em tempo real, onde os participantes “encarnam” uma personagem de um universo da fantasia. Mistérios com um “travo” a história local aguardam pelos mais destemidos, num mundo repleto de criaturas fantásticas que habitam o silêncio da noite… Este jogo destina-se a jovens a partir dos 18 anos e necessita de inscrição prévia.

Nos dias 16 e 23 de Fevereiro haverá demonstrações de Jogos de Tabuleiro, das 15h00 às 19h00.

No dia 29 de Fevereiro, às 21h30 Filipe Faria e Cátia Palha vão partilhar com o público o desafio da escrita. Filipe Faria uma revelação de destaque no panorama literário português, vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca (2001) e do Prémio Matilde Rosa Araújo (2002). Cátia Palha é uma jovem escritora de Odivelas e que foi tema de capa da edição da passada semana do Nova Odivelas.

De 19 a 29 de Fevereiro, às 10h30 e 14h30 a Biblioteca recebe crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico para construírem história a partir do jogo de cartas “O mundo fantástico”.

E como os livros não podiam faltar de 19 de Fevereiro a 1 de Março vai ter lugar uma Feira do livro dedicada à literatura fantástica.

Moderada por Cátia Palha vai realizar-se uma Comunidade de Leitores, tendo um livro como ponto de partida, onde se exploram linguagens literárias, personagens, autores e enredos.

28 de Fevereiro: Os Túmulos de Atuan, de Ursula K. Le Guin.
13 de Março: Enigma na Escola de Feitiçaria, de Debra Doyle e James D. Macdonald.

27 de Março: Para além dos Bosques Profundos, de Paul Stewart e Chris Riddell.
Haverá ainda um Ciclo de Cinema Fantástico em parceria com a Malaposta que apresentará seis dos melhores filmes produzidos nos últimos anos. As sessões terão lugar na Malaposta e início às 21h00.

13 Fevereiro: As Crónicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, de Andrew Adamson
15 de Fevereiro: A Vila, de M. Night Shyamalan
20 de Fevereiro: Os irmãos Grimm, de Terry Gilliam
22 de Fevereiro: Dune, de David Lynch
27 de Fevereiro: A Princesa Monoke, de Hayao Miyasaki
29 de Fevereiro: À Procura da Terra do Nunca, de Marc Foster"
Fonte: http://www.novaodivelas.pt/sitemega/view.asp?itemid=526

Sem comentários: